quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FRANGO NO FORNO COM BATATAS CAMPONESA
Ingredientes por pessoa: 2 pedaços de frango; cerca de 8 batatas novas pequenas; 4-5 tomates cereja; Restantes ingredientes: 3 folhas de louro; 1 cebola; 1 copo de vinho branco; 1 copo de leite; azeite; sal; pimenta; 2 c. chá de ervas de provença; 1 c. sopa rasa de pimentão; 1 colher de chá de gengibre fresco ralado; dentes de alho; pão ralado.
Fazer uma marinada para o frango com  o vinho, o leite, as ervas, a pimenta, o pimentão, o gengibre, alho picado, louro, sal e pimenta  a gosto. Esfregar o frango e com a mistura e deixá-lo repousar nesta marinada durante cerca de 1 hora, pelo menos . Retirar o frango da marinada e passá-lo por pão ralado. Reservar a marinada e o frango.    Lavar as batatas novas sem tirar a pele e dar-lhes uma cozedura em água com sal por 5 minutos (após a água ferver). Escorrer as batatas. 
Pré-aquecer forno a 200.º C. Num pirex ou no tabuleiro do forno, colocar a cebola cortada em meias luas, as batatas e dentes de alho inteiros espalmados. Regar com a marinada do frango e colocar um fio de azeite por cima das batatas. Colocar o frango na grelha do forno e por baixo o tabuleiro com as batatas ou o tabuleiro com o pirex das batatas. O pão ralado vai servir para proteger o frango do calor, permitindo-lhe tostar por fora sem ficar muito seco.
Após 15 a 20 minutos, virar o frango. Nessa altura, com um garfo, pressionar as batatas levemente de forma a abrirem e colocar os tomates cereja. Deixar no forno mais 15 a 20 minutos e está pronto. Pessoalmente e nesta receita gosto dos tomates cereja assados mas inteiros, de forma a manterem o suco e um pouco do seu sabor ácido. Mas, se quiser, pode colocá-los de imediato e juntamente com as batatas que ficará igualmente bom.
BOM APETITE!!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário