terça-feira, 3 de abril de 2012

FOLAR TRANSMONTANO

É tradição pascal em Portugal que à mesa exista um folar. A gastronomia diverge entre os folares doces e os folares de carne. Em Trás-os-Montes a tradição é o folar de carne e é esse que aqui deixo hoje.
Ingredientes:
- 6 ovos à temperatura ambiente;
- 30 gr de fermento padeiro;
- 600gr de farinha;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 60g de  banha;
- 60g de manteiga;
- 0,5 dl de água tépida;
- 1 chouriço;
- 300 g de presunto;
- 200 g de bacon.
Dissolva o fermento na água morna com um pouco de sal, cubra com uma pitada de farinha e reserve por 15 minutos. Coloque a farinha num alguidar grande e abra uma concavidade no meio onde se deita o fermento dissolvido. Envolva o fermento com a restante farinha. Junte o azeite, a banha e a manteiga semi-derretida e morna e envolva.
Acrescente os ovos inteiros, um a um, mexendo e batendo a massa até se desprender do fundo do alguidar. Forme uma bola com a massa, polvilhe com farinha, cubra com um pano e deixe num local quente da casa para levedar duas horas. A massa deve triplicar de volume.
Aproveite o tempo de levedação para preparar as carnes e untar a(s) forma(s) com banha. A carne, se possivel, deve ser gorda. Se quiser, pode fritar o bacon na sua própria gordura.
Depois de levedar, divida a massa em dois. Coloque metade da massa na parte de baixo da forma. Distribua as carnes uniformemente e coloque a restante massa por cima. Deixe levedar mais uma hora.
Pré-aqueça o forno a 180.º C. Pincele a massa com uma gema de ovo batida e leve ao forno cerca de 30-40 minutos.
BOM APETITE!!

2 comentários:

  1. Adoro. Há cerca de 3 anos estive em Bragança e comi pela primeira vez. Adorei.
    Agora já tenho a receita, vou experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um folar guloso... Tem sempre pouco tempo de vida cá em casa :)!!
      Beijos

      Eliminar