sábado, 17 de março de 2012

LINGUA DE VACA (à minha moda)
Não é algo de que todos gostem e até a família aqui em casa se divide sobre o assunto, mas aqui vai a minha receita de Língua de Vaca, com uma preparação muito pouco tradicional.
Ingredientes:
- Uma língua de vaca;
- 1 cebola; - 3 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- 3 Tomates pelados;
- 2 cenouras (opcional);
- 1 copo de vinho branco;
- Sal, azeite e pimenta q.b;       
A pior parte deste cozinhado e que inibe muitas pessoas de o fazerem é a preparação prévia da língua, nomeadamente o escaldar e o retirar a pele. Eu arranjei uma forma de ultrapassar aquilo que para mim (e penso que para a maioria) parecia um tormento, usando uma simples escova de dentes (leu bem) e passando a estufar a língua com a pele. Tenho uma escova de dentes de cerdas fortes que adquiri expressamente para este efeito e que só é utilizada nisto. Lave muito bem a língua, com água corrente e esfregando vigorosamente com a escova de dentes em toda a pele até ficar bem limpa e sem quaisquer vestígios.
Pique grosseiramente a cebola e os alhos para uma panela de pressão. Junte um pouco de azeite e refogue. Junte o tomate desfeito com a mão, as folhas de louro e a língua inteira e com a pele. Se quiser coloque cenouras cortadas em rodelas grossas. Polvilhe com pimenta, coloque sal e regue com um copo de vinho branco e um de água. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar cerca de 30 minutos após a fervura. Desligue e aguarde que perca a pressão (vai continuar a cozer cerca de 10-15 minutos após desligar).
Abra a panela de pressão e retire a lingua para uma tábua de cozinha. A pele estará separada, como se fosse uma luva e sairá facilmente e inteira. Fatie a língua de vaca, volte a colocá-la na panela e rectifique os temperos.
Pode utilizar natas e/ou um pouco de maizena para engrossar o molho. Eu costumo retirar parte do molho para uma taça, juntando-lhe natas para engrossar e aproveitar o restante ainda na panela para fazer umas ervilhas.
Servir com acompanhamento a gosto. Neste caso foi só puré de batata, mas costuma ter ervilhas também.
BOM APETITE!!!!   

2 comentários:

  1. Nunca fiz, mas já comi e adorei. Um dia ainda experimento. Esta ficou muito apetitosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto bastante. Raramente fazia, porque o processo prévio de preparação era muito moroso. Com esta técnica, passei a cozinhar mais vezes e costuma ficar muito boa.
      Beijinhos

      Eliminar