terça-feira, 6 de março de 2012

ZARZUELA
 Ingredientes (4-6 pessoas): 1/2 Kg lulas limpas; 250 g camarão miudo; 6 mexilhões grandes limpos; 1 Kg peixe sem espinhas (filete peixe gato; salmão, cação; tintureira, etc.) ; 2 cebolas; 2 dentes de alho; 8 tomates cereja; 2 copos de vinho branco sêco; 1 copo de água; 1 colher de sopa de açafrão das Indias; 1 chávena de chá de farinha; sal, pimenta,
azeite, salsa;                            

Num pirex fundo, que possa ir ao forno, colocar o peixe cortado em bocados e temperar com sal. Cortar a lula em rodelas. Passá-la na farinha e fritar em duas colheres de sopa de azeite quente. Retirar as lulas e refogar os camarões. Retirar os camarões e colocá-los, - juntamente com as lulas -, por cima do peixe. Reservar.  No mesmo azeite das lulas e camarão, refogar a cebola e o alho picados. Juntar os tomates, os mexilhões, o vinho, a água, salsa, sal, pimenta e o açafrão. Deixar levantar fervura e ferver durante 20 minutos. 
 Colocar o molho dos mexilhões por cima do peixe e levar ao forno pré-aquecido a 180.º C. entre 20 minutos a meia hora. Pode-se acompanhar com fatias de pão frito ou torrado; arroz; massa; batata; ou salada. No jantar de hoje, foi com arroz de açafrão (basta colocar uma colher de chá de açafrão das Indias na água de cozer o arroz) e fatias de pão pinceladas com um pouco de azeite e torradas no forno.
BOM APETITE!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário