segunda-feira, 12 de março de 2012

TAJINE DE CABRITO COM AMENDOAS E CEBOLA
Esta receita foi preparada pelo meu cunhado, que teve a gentileza de me convidar para a comer e me autorizou a colocá-la aqui no blog. É uma receita de origem marroquina e no caso foi acompanhada com cuscuz.
Ingredientes (6 pessoas):
- 1,5 Kg de cabrito (perna ou mão);
- 200 g de amêndoas peladas;
- 1 Kg de cebolas;
- 1 mão cheia de salsa picada grossa;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de chá de pimenta;
- 1 colher de chá de açafrão das Indias (ou 1 colher de café de fios de açafrão e flores esmagadas);
- sal q.b.;
Corte a carne em bocados com cerca de 150 g e coloque-os num tacho juntamente com o sal, a pimenta, parte do açafrão, o azeite, 2 cebolas picadas e as amendoas. Cubra com água, tape o tacho e deixe cozer, mexendo ocasionalmente. Durante o processo de cozedura, junte água sempre que necessário.
Quando a carne estiver cozida e se separar facilmente dos ossos, retire-a do tacho e reserve. Corte as restantes cebolas em meia-lua e junte-as aos restantes ingredientes no tacho juntamente com a salsa picada, uma pitada de sal e o resto do açafrão. Sacuda a panela de forma a integrar os ingredientes todos e deixe cozer sem tampa.
Quando as cebolas estiverem cozidas, mas ainda firmes, reveja os temperos e retire o tacho do lume.
Para re-aquecer a carne, coloque-a novamente no tacho.
Se quiser, pode remover os ossos do cabrito e colocar só os bocados de carne, desfiada em pedaços grandes.
O cuscuz é muito fácil de preparar: basta ferver um pouco de água (a mesma quantidade que de cuscuz) com sal, juntar um pouco de azeite e, fora do lume, deitar a sêmola. Depois é só esperar uns minutos até inchar e deixar cozinhar em lume brando 3 minutos.

BOM APETITE!!

Sem comentários:

Enviar um comentário